segunda-feira, 28 de maio de 2007

Tranca Ruas e a Magia dos Exus




Acho desnecessário falar sobre a força e o poder dos mensageiros dos orixás. Toda a Umbanda não teria equilíbrio sem a participação dos exus. O Pai Maneco, falando da importância dos exus, apontou uma lâmpada acesa e disse: "aquela luz é o resultado do perfeito encontro do positivo e do negativo". Gosto de identificar o exu como o sargento no exército. Têm poder sobre os soldados e acesso ao alto comando militar. São os sargentos, como os exus, dotados de uma dupla função. Mandam e trocam idéias com os superiores, o que lhes garante um poder enorme. O exu faz o tipo da entidade semelhante aos encarnados. Brincam, brigam, dizem palavrões, são dóceis e amorosos mas podem repentinamente se irritar, no caso de não gostar de uma intimidade excessiva ou um gesto desrespeitoso. Por sua livre vontade resolveram trabalhar nesta linha. Muitos deles, em vidas anteriores, foram personalidades de destaque no meio social ou político. São inteligentes e amigos. Fazem o tipo que queremos. São nosso retrato. Mas não são maus. Muitos menos demônios. Não têm chifres nem patas de bode. Sua aparência no cascão espiritual é muito bonita. As estúpidas imagens vermelhas e feias cultuados pelos não menos estúpidos adeptos da Umbanda, inclusive eu, não têm nada a ver com suas bonitas figuras. Suas capas são campos energéticos para nossa proteção. Não fazem o mal. Os maldosos não são verdadeiros, muito menos exus. Só na cabeça tapada de quem acredita. O exu Tranca Ruas das Almas é muito bonito. Corpulento, cabelos claros, olhos azuis e muito marcantes, veste-se muito bem, camisa de seda, sapatos impecáveis, gesto sereno mas frio. Dificilmente emociona-se. É poderoso como todos os exus. São fiéis soldados dos Orixás com missão bem definida de nos proteger e ganhar sua evolução espiritual. Vejam uma consulta com o exu Tiriri. Uma senhora pediu-lhe para ele tirar um inquilino de seu apartamento, porque pretendia alugar por preço superior. Recebeu a seguinte resposta: está bem, minha filha. Vou procurar te atender. Mas antes tenho que encontrar uma moradia melhor e mais barata para teu inquilino?. É mole?

Pombagira






Pomba Gira é uma das entidades mais polémicas que conheci nos meus anos de estudo e trabalho no Candomblé. Muito se diz sobre estas entidades: que foram mulheres da vida e que ao morrer se transformaram, que são espíritos demoníacos, que pervertem a sexualidade das pessoas, afastam casais, aproximam, enfim, todo o tipo de adjectivos lhes têm sido dados.
Pombagira, Bombogira, Exú Mulher ou ainda Bomobonjira, são todas formas de a denominar. Em especial, é mais utilizada a denominação Pombagira que nos chega pela influência Banta (Angola). A Entidade Banta Aluvaiá-Pombagira que foi trazida de África durante o fluxo de escravos para o Brasil e então submetida à entidade Iorubana Exú, durante todo o processo de miscigenação que se desenvolveu no Brasil, sendo colocada e entendida como a sua vertente feminina.
O facto de esta ser uma entidade que é entendida e cultuada de diferentes formas por diversas nações do Candomblé, pela Umbanda e pela Kimbanda, prova desde logo que se tratou de um processo de adaptação não consensual que ainda hoje perdura. No Candomblé mais tradicional, como o Ketu, estas entidades não são cultuadas.
No Candomblé tradicional, cultua-se exclusivamente o Orixá Exú que é uma entidade masculina, cuja simbologia é unicamente fálica, e portanto nada tem de feminino.
No entanto, as Pombagiras existem de facto, não são Orixás, mas assim mesmo, são cultuadas também no Candomblé, embora nas nações menos tradicionais.Como membro do Candomblé Ketu, o conceito que formei sobre quem são as Pombagiras é simples: são seres do mundo astral, guerreiras tanto quanto Exú, que estão bem próximas da nossa esfera humana, algumas já reencarnaram e outras não.
Convivi de perto com Maria Padilha. Tive oportunidade durante os anos de vê-la, assim como às outras que pertenciam a várias médiuns do terreiro, realizarem inúmeros trabalhos: ajudar a vencer obstáculos, a ser feliz no amor, vencer problemas de saúde de desarmonia conjugal, e muitas outros problemas que as pessoas tinham e sobre os quais lhe pediam auxílio.
Pombagira subdivide-se numa enorme legião onde cada qual tem o seu nome próprio, conforme a sua área de actividade. Temos a linha das que pertencem às encruzilhadas como Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas; a linha do cemitério liderada pela Pombagira da Calunga; a linha das ciganas, lideradas pela Pombagira Cigana; e a linha ligada aos locais ermos, liderada pela Pombagira, Maria Mulambo. Com relação às suas manifestações nos médiuns, normalmente como mulheres, as suas legiões podem adoptar nomes como Pombagira Rosa, mas pertencendo a esta ou àquela linha, liderada pela chefe correspondente.Uma coisa é muito certa, todo e qualquer problema que colocamos nas mãos de qualquer uma delas tem solução.
A sua força é guerreira, a sua vibração magnética é carregada de sensualidade e alegria, tanto que a sua chegada aos médiuns é sempre alegre, solta e sensual. Exú tem ligação com a força sexual criativa, e a Pombagira por sua vez com a circulação dessa energia criativa existente na vida e no Universo. Lamentavelmente a sua reputação tornou-se péssima devido a erros de incorporação dos próprios médiuns, que por deturpações pessoais as transformaram em seres com fama de depravadas, libidinosas e cruéis.
O importante ao invocá-las é lembrar sempre que, são entidades complexas de personalidade forte, e que nunca perdoam uma falta de palavra dada. O importante também é não invocá-las para trazer prejuízo a outrem, porque elas o farão com certeza, mas a dívida kármica adquirida ficará por conta de quem pediu.
Quanto ao seu aspecto sensual, faz parte de sua polaridade, não querendo significar com isso depravação ou perversão. Até hoje não conheci nenhuma mulher que tenha deixado de ser honesta por culpa de qualquer uma delas.
Comentários :
5 Comentários » Categorias : Exú, Pombagira, Orixás, Candomblé, Religião, Umbanda, Vida
Exú
7 03 2007

Exú
Dia da semana: Segunda-feiraCores: Preto e VermelhoSaudação: Laroié!Elementos: Terra e FogoDomínio: Sexo, Magia, União, Poder e TransformaçãoSimbolos: Ogó de Forma Fálica, Falo Erecto
Exú é a figura mais controversa do panteão Africano, o mais humano dos Orixás, senhor do princípio e da transformação. Deus da terra e do universo; na verdade, Exú é a ordem, aquele que se multiplica e se transforma na unidade elementar da existência humana. Exú é o ego de cada ser, o grande companheiro do homem no seu dia-a-dia.
Muitas são as confusões e equívocos relacionados com Exú, o pior deles o que o associa à figura do diabo cristão; “pintam-no” como um deus voltado para a maldade e para perversidade, que se ocuparia em semear a discórdia entre os seres humanos. Na realidade, Exú contém em si todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano. Exú não é totalmente bom nem totalmente mau, assim como o homem: um ser capaz de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra.
O maniqueísmo, próprio das grandes religiões monoteístas, não se aplica ao Candomblé, muito menos a Exú. A cultura africana desconhece oposições, em especial a oposição entre bem e mal; sabe-se aqui que o bem de um pode perfeitamente ser o mal de outro, portanto, cada um deve dar o melhor de si para obter tudo de bom na sua vida, sempre cultuando, agradando e agradecendo a Exú, para que ele seja, no seu quotidiano, a manifestação do amor, da sorte, da riqueza e da prosperidade. Exú é o Orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade, e, se agradado como deve ser, saberá retribuir; quando agradecido, tornando-se amigo e fiel escudeiro. No entanto, quando esquecido é o pior dos inimigos e volta-se contra o negligente, tirando-lhe a sorte, fechando-lhe os caminhos, trazendo problemas e dissabores.
Exú é a figura mais importante da cultura Iorubá. Sem ele o mundo não faria sentido, pois só através de Exú é que se chega aos demais orixás e ao Deus Supremo Olodumarê. Exú fala toda as línguas e permite a comunicação entre o Orum e o Aiyé, entre os Orixás e os Homens. É importante salientar que Exú não tem amigos nem inimigos. Exú protege sempre aqueles que o agradam e sabem retribuir os seus favores.Exú foi à primeira forma dotada de existência individual. Não se sabe ao certo a sua região de origem em África, pois em todos os reinos se presta culto a Exú. Sabe-se, no entanto, que chegou a ser rei de Ketû. Exú renasceu várias vezes e a sua história revela que é filho de Orunmilá ou de Oxum, dependendo do momento em que renasce.
Características dos filhos de Exú
Os filhos de Exú são alegres, sorridentes e estão sempre de bem com a vida, são ambiciosos, extrovertidos, espertos, inteligentes, atentos. Sabem como ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos.Rapidamente, os filhos de Exú se tornam pessoas populares, amadas por uns, odiadas por outros. Extremamente dinâmicos, os filhos deste Orixá não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam por mudar a seu favor.
Pessoas com impressionante facilidade de comunicação, boa lábia e com charme conseguem tudo o que querem. Irónicas e perigosas, costumam manter uma vida sexual bastante agitada, sem pudores. São pessoas extremamente rápidas, que não pensam: Fazem. Os filhos de Exú possuem uma facilidade impressionante para entrar e sair de confusões, são do tipo que arma a confusão, sai ileso e ainda se diverte com as consequências. Esquecem facilmente as ofensas, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se vingar. Gostam da rua, das festas e das conversas intermináveis, o comportamento próprio de um Orixá que é só alegria.

Exus



PRECE DE EXU

Sou EXU, Senhor. Pai, permite que assim te chame, pois, na realidade, Tu o és, como és meu criador. Formaste-me da poeira ástrica, mas como tudo que provém de Ti, sou real e eterno.
Permite Senhor, que eu possa servir-Te nas mais humildes e desprezíveis tarefas criadas pelos teus humanos filhos. Os homens me tratam de anjo decaído, de povo traidor, de rei das trevas, de gênio do mal e de tudo o mais em que encontram palavras para exprimir o seu desprezo por mim; no entanto, nem suspeitam que nada mais sou do que o reflexo deles mesmos. Não reclamo, não me queixo porque esta é a Tua Vontade.
Sou escorraçado, sou condenado a habitar as profundezas escuras da terra e trafegar pelas sendas tortuosas da provação.
Sou invocado pela inconsciência dos homens a prejudicar o seu semelhante. Sou usado como instrumento para aniquilar aqueles que são odiados, movido pela covardia e maldade humanas sem contudo poder negar-me ou recorrer.
Pelo pensamento dos inconscientes, sou arrastado à exercer a descrença, a confusão e a ignomínia, pois esta é a condição que Tu me impuseste. Não reclamo, Senhor, mas fico triste por ver os teus filhos que criaste à Tua imagem e semelhança, serem envolvidos pelo turbilhão de iniqüidades que eles mesmos criam e, eu, por Tua lei inflexível, delas tenho que participar.
No entanto, Senhor, na minha infinita pequenez e miséria, como me sinto grande e feliz quando encontro nalgum coração, um oásis de amor e sou solicitado a ajudar na prestação de uma caridade.
Aceito , sem queixumes, Senhor, a lei que, na Tua infinita sabedoria e justiça, me impuseste, a de executor das consciências, mas lamento e sofro mais porque os homens até hoje, não conseguiram compreender-me.
Peço-Te, Oh, Pai infinito que lhes perdoe.
Peço-Te, não por mim, pois sei que tenho que completar o ciclo da minha provação, mas por eles, os teus humanos filhos.
Perdoa-os, e torna-os bons, porque somente através da bondade do seu coração, poderei sentir a vibração do Teu amor e a graça do Teu perdão.
Fleruty (Exu Tiriri)
(Esta prece foi psicografada por A . J. Castro, da Cabana de Lázaro)
A linha de Exus, é outra linha independente, assim como Ibeji, engloba-se no Plano número 1 da Umbanda, através do qual tem acesso aos planos positivos, por mérito e evolução, conseguidos através do trabalho de Sapa.
Exu é a Polícia de Choque da Umbanda, é quem cobra na hora e também é quem tem maior ligação com os seres encarnados. Existem três tipos de Exu, à saber:
A. EXU PAGÃO
B. EXU BATIZADO
C. EXU COROADO
EXU PAGÃO: é aquele que não sabe distinguir o bem do mal, trabalha para quem pagar mais. Não é confiável, pois se pego, é castigado pelas falanges do Bem, então volta-se contra quem o mandou.
EXU BATIZADO: é todo aquele que já conhece o Bem e o Mal, praticando os dois conscientemente, são os capangueiros ou empregados das entidades, à cujo serviço, e evoluem na prática do bem, porém conservando suas forças de cobrança.
EXU COROADO: é aquele que após grande evolução como empregado das Entidades do Bem, recebem por mérito, a permissão de se apresentarem como elementos das linhas positivas, Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Oguns, Xangôs e até como Senhoras.
Elemento e força da natureza: FogoDia da semana: Segunda-feiraChacra atuante: Básico ou SacroPlaneta regente: Saturno e PlutãoNota musical: DóCor vibratória: Vermelho (totalmente), variando a tonalidade de acordo com sua evoluçãoCor representativa: Vermelho e preto, Branco e preto, Preto e Amarelo (vide nota especial no final do capítulo *)Cor do colar (guia): Vermelho e preto, Branco e preto, Preto e Amarelo, como acimaSaudação: Aruê-Exu, Arô-Exu ou Laroiê-ExuNegativo: QuiumbasAmalá: Carne de Porco ou de boi crua, cabrito, galinha preta, farofa com azeite de dendê, pimenta da costa, pipoca sem sal e sem açúcar, Banana d'águaOtí: Cachaça para os machos e champanhe ou anis para as fêmeasLocal de entregas: encruzilhadas, cemitérios, praias, lodo, pedreiras, etc...
Na representação dos pontos riscados, Exu pode utilizar três tipos de identificação de acordo com a sua evolução, a saber:

ENCRUZILHADAS
As encruzilhadas da figura acima, são utilizadas para a entrega de agrados ou descargas, na forma seguinte:Encruzilhadas abertas: Para todos Exus (indistintamente)Encruzilhadas fechadas: Para todos os Exus (indistintamente)Porteira de Curral: Exu das 7 PorteirasEncruzilhadas Mistas: Exus mirins, etc..Encruzilhadas em "S" ou curvas: Exu Tira TeimaEncruzilhadas em pé de galinha: Dona Pomba GiraEncruzilhadas de estrada de ferro: Dona Maria PadilhaEncruzilhadas de caminho do mato: Dona Maria Molambo
NOTA: Nas curvas em S nunca se caminha pelo lado do ângulo da curva. Nunca se deve atravessar as encruzilhadas em diagonal, principalmente as de dentro do cemitério. Ao utilizar-se uma porteira de curral, entra-se pelo lado direito e sai-se pelo esquerdo.
Nota Especial da Cor representativa e dos colares (guias) *
Vermelho e Preto: Para todos os EXUS de encruzilhadas.Preto e Branco: Para todos EXUS com chefia, independente do local a que pertença.Preto e Amarelo: Exclusivas para os EXUS da Calunga Pequena (Cemitério)
EBÓ
O Ebó é o descarte das coisas desnecessárias.Exemplo: Restos de matanças, restos de amalás, ageuns, ervas, cera, etc...
Exus Femininos são conhecidos como Pomba-gira ou Bombogiras.
REPRESENTAÇÃO DOS EXUS ENTRE AS LINHAS DE UMBANDA
LINHA DE OXALÁ
7 - Exu Sete Encruzilhadas
Comando negativo da linha
6 - Exu Sete Pembas
Representante negativo na linha das Senhoras
5 - Exu Sete Ventanias
Representante negativo na linha de Ibeji
4 - Exu Sete Poeiras
Representante negativo na linha de Xangô
3 - Exu Sete Chaves
Representante negativo na linha de Ogum
2 - Exu Sete Capas
Representante negativo na linha de Oxóssi
1 - Exu Sete Cruzes da Calunga
Representante negativo na linha das Almas
LINHA DAS SENHORAS
7 - Exu Maré
Representante negativo na linha de Oxalá
6 - Exu Pomba Gira
Comando negativo da linha
5 - Exu Má-canjira
Representante negativo na linha de Ibeji
4 - Exu Carangola
Representante negativo na linha de Xangô
3 - Exu Naguê
Representante negativo na linha de Ogum
2 - Exu Maria Mulambo
Representante negativo na linha de Oxóssi
1 - Exu Maria Padilha
Representante negativo na linha das Almas
LINHA DE IBEJI
7 - Exu Veludinho da Meia Noite
Representante negativo na linha de Oxalá
6 - Exu Manguinho
Representante negativo na linha de Senhoras
5 - Exu Tiriri
Comando negativo da linha
4 - Exu Lalú
Representante negativo na linha de Xangô
3 - Exu Toquinho
Representante negativo na linha de Ogum
2 - Exu Mirim
Representante negativo na linha de Oxóssi
1 - Exu Ganga
Representante negativo na linha das Almas
LINHA DE XANGÔ
7 - Exu Pedreira
Representante negativo na linha de Oxalá
6 - Exu Calunga
Representante negativo na linha das Senhoras
5 - Exu Corcunda
Representante negativo na linha de Ibeji
4 - Exu Gira Mundo
Comando negativo da linha
3 - Exu Meia Noite
Representante negativo na linha de Ogum
2 - Exu Mangueira
Representante negativo na linha de Oxóssi
1 - Exu Ventania
Representante negativo na linha das Almas
LINHA DE OGUM
7 - Exu Tira Teimas
Representante negativo na linha de Oxalá
6 - Exu Tira Toco
Representante negativo na linha das Senhoras
5 - Exu Limpa Trilhos
Representante negativo na linha de Ibeji
4 - Exu Tranca Gira
Representante negativo na linha de Xangô
3 - Exu Tranca Ruas
Comando negativo da linha
2 - Exu Veludo
Representante negativo na linha de Oxóssi
1 - Exu Porteira
Representante negativo na linha das Almas
LINHA DE OXÓSSI
7 - Exu da Campina
Representante negativo na linha de Oxalá
6 - Exu Bauru
Representante negativo na linha das Senhoras
5 - Exu Lonan
Representante negativo na linha de Ibeji
4 - Exu Capa Preta
Representante negativo na linha de Xangô
3 - Exu Pemba
Representante negativo na linha de Ogum
2 - Exu Marabô
Comando negativo da linha
1 - Exu das Matas
Representante negativo na linha das Almas
LINHA DAS ALMAS
7 - Exu Pinga Fogo
Representante negativo na linha de Oxalá
6 - Exu Alebá
Representante negativo na linha das Senhoras
5 - Exu Bára
Representante negativo na linha de Ibeji
4 - Exu Come Fogo
Representante negativo na linha de Xangô
3 - Exu do Lodo
Representante negativo na linha de Ogum
2 - Exu Brasa
Representante negativo na linha de Oxóssi
1 - Exu Caveira
Comando negativo da linha

Anjos Caidos





Satanás era um poderoso querubim no céu, com o nome de Lúcifer, que se rebelou contra Deus e foi precipitado do céu.

1 - A queda de Lúcifer no céu e os anjos que o seguiram.

Lúcifer era como os anjos (um ser criado), era um querubim. Seu nome significa "Estrela da Manhã". A bíblia diz que Lúcifer era um querubim-guarda, embora rodeado de toda a glória, nasceu em seu coração uma insatisfação e estranhos pensamentos transformando sua vontade em ação. Lúcifer se rebelou contra o próprio Deus e foi lançado para o mais profundo abismo. Quando enchem-se de pecado, Lúcifer for transformado tornando-se numa personalidade perversa e autor de todo o pecado e a fonte de todo o mal. Alguns anjos contaminados pelas mentiras da Satanás e foram expulsos dos céus. Satanás para afirmar o seu reinado mal, tem com finalidade a luta contra Deus e contra as criaturas de Deus. Organizou em ordem hierárquica os anjos caídos que o acompanharam, da mesma maneira que os anjos celeste estão organizados, pois ele procura em tudo imitar o que é de Deus. Quando Jesus vier em glória, satanás será preso e amarrado por mil anos. Depois será solto por pouco tempo e logo continuará aquilo que é próprio dele, porém Deus não esperará mais e mandará o fogo do céu devorar Satanás e as suas hastes. Satanás será lançado no inferno para todo o sempre, todos os demônios serão julgados e lançados no lago de fogo que foi feito para o Diabo e seus anjos.


2 - Os Demônios

Os demônios são seres espirituais, imateriais, invisíveis, eternos. Eles tem vontade própria e reconhecem a divindade de Deus, eles são inumeráveis, imundos, violentos e se apresentam como espírito da mentira, assim com satanás é o pai da mentira. Estão em absoluta oposição a Deus e à sua obra. Alguns acreditam que os demônios são anjos que acompanham Satanás na rebelião contra deus. Uma parte deles foi lançado na total escuridão, aguardando o julgamento, enquanto os outros sob o nome de demônios estão a serviço de Satanás.Outros acham que não se deve confundir demônios com anjos caídos. Os espíritos, provavelmente nos acontecimentos associados a queda de Satanás tornaram-se maus (demônios). A bíblia não define duma maneira clara a origem dos demônios.


3 - Nas Escrituras

No livro do Gênesis, em seu 6º capítulo, há uma passagem a qual mostra os filhos de Deus se unindo às filhas dos homens. Surgiram diversas versões uma delas narra que 200 anjos chefiados por Semjaza e Azazel, atraídos pela beleza das mulheres, desceram a terra para se unir a elas. Estes anjos ensinaram aos mortais vários conhecimentos nocivos.As mulheres conceberam gigantes famintos e descomunais (alguns com mais de 3000 metros de altura) comiam tudo o que encontravam e começaram a devorar uns aos outros. O mundo mergulhou numa anarquia total. Deus interveio, enviando seu anjo Miguel que aprisionou os anjos turbulentos nos vales da terra, onde estão à espera do juízo final.Outra versão afirma que os anjos encarregados de velar pelas criaturas terrestres foram seduzidos pelas mulheres. Dessa união resultaram os demônios que dominam os homens por meio da magia.O orgulho e o ciúme são apontados como causas possíveis da queda dos anjos.Os demônios se multiplicaram e formaram um universo complexo. Diz-se que existem cerca de 7459126 diabos divididos em 1111 legiões, dirigidos por 72 príncipes.Seus poderes são reais: souberam tentar tanto Adão e Eva como Cristo. São provocadores de calamidades e heresias, responsáveis pelas diversas enfermidades físicas e morais que tanto afligem os homens.

"Há três tipos de demônios. Aqueles que procuram infernizar a própria pessoa, induzindo-a a pensamentos ou atos espúrios, ações degradantes, visões apavorantes. Há demônios que fazem com que o possuído irradie mal a pessoas, animais ou objetos que estão em seu campo de ação e, por fim, existem demônios que impelem à ambição, avareza, egoísmo, vaidade, fazendo com que o indivíduo tenha como propósito dominar e explorar seus semelhantes".

Conhecemos sua existência porque a ensina a Sagrada Escritura e a Tradição. Jesus Cristo disse: "Eu vi Satanás cair do Céu como um raio" (São Lucas 10, 18).
"O Diabo é homicida desde o princípio e não se manteve na verdade, porque a verdade não estava nele" (São João 8, 44). É um dogma de fé definido pela Igreja Católica a existência dos demônios. "O Diabo e demais demônios, por Deus certamente foram criados bons por natureza; mas eles, por si mesmos, se fizeram maus" (Concílio IV de Latrão).
"O Diabo e demais demônios, por Deus certamente foram criados bons por natureza; mas eles, por si mesmos, se fizeram maus" (Concílio IV de Latrão).
O chefe dos demônios é Lúcifer ou Satanás. Recebe, contudo, outros nomes: luzbel, belzebu, belial, o maligno, príncipe deste mundo. É comparado a um leão, a um dragão e a uma serpente.
A palavra diabo deriva do grego e significa "instigador"; o que causa a destruição e a divisão; o murmurador, o enganador.A palavra satanás vem do hebraico, significa "adversário".
Não sabemos o número de demônios, mas são muitos. No Novo Testamento aparece um endemoniado que disse a Jesus Cristo "meu nome é Legião, pois somos muitos" (São Marcos 5, 9).O demônio tem poder sobre os humanos porque seu conhecimento e sua influência é superior ao destes. O demônio não tem, no entanto, poder diretamente sobre nossa inteligência porque não conhece nossos pensamentos íntimos; tampouco sobre nossa vontade pois nunca pode obrigar-nos a pecar.
oooo0000oooo
A atividade do Demônio se manifesta nos humanos ao:
• Induzir a desobedecer os Mandamentos Divinos e a rebelar-se contra Deus.• Propagar o erro e a mau doutrina.• Induzir o homem a mentira e a corrupção.• Provocar a rebeldia no homem que sofre provações.• Influir sobre o corpo, os sentidos e a imaginação.• Influir sobre os bens materiais.• Produzir feitos extraordinários que têm a aparência de milagre, com o fim de fazer adeptos.• Encher de temor, angústia e tristeza o homem para afastá-lo de Deus.• Induzir a bruxaria, as "advinhações", as superstições, ao sortilégio e a magia negra.• Promover o culto demoníaco (satanismo).
Sua atividade durará até o final dos tempos. A Igreja ensina que " toda a história humana está invadida por uma tremenda luta contra o poder das trevas, que iniciada desde o princípio do mundo durará até o último día, como diz o Senhor" (Concílio Vaticano II, Const Gaudium et Spes, n.º 37)
O demônio pode atormentar os homens por meio da possessão e a obsessão diabólica.
A possessão diabólica consiste em que o demônio se apodera do corpo de uma pessoa para atormentá-la. No cristianismo são raros os casos, graças a Redenção de Cristo.
A obsessão diabólica consiste em que o demônio molesta externamente as pessoas: com golpes ou outras manifestações.
A Igreja Católica tem poder, recebido de Cristo, de tirar o demônio de uma pessoa possessa, de um lugar ou de um objeto, por meio do exorcismo.
As tentações consistem em que o demônio ou o mundo ou a carne influem no homem despertando imágenes na memória e provocando sensações capazes de afetar sua inteligência e de inclinar sua vontade para qualquer crime, por exemplo: o roubo, o homicídio, etc.
Ter tentações não é pecado. Chegam a ser pecado se existem a vontade e o consentimento.
Os meios para vencer o Demônio:
• Rezar freqüentemente.• Recorrer ao Sacramento da Penitência (confissão).• Persignar-se ante qualquer tentação.• Beijar um crucifixo com amor.• Usar água benta, especialmente antes de dormir. (Dizia Santa Teresa de Ávila que nenhuma coisa tem mais poder contra os demônios, para não voltar, do que a água benta).• Invocar com devoção a Santíssima Virgem Maria e o nosso Anjo da Guarda.• Invocar com devoção a São Miguel Arcanjo.• Rezar com devoção três Ave-Marias.